segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Teorias de Evolução

Olá, Olá! Hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre as teorias de evolução a que temos contato no Ensino Médio.
                Primeiro de tudo, começamos com as ideias de Erasmus Darwin, o vovô do querido Charles. Ele era um convicto defensor do Transformismo, que, basicamente, propunha as mudanças das espécies de maneira regular com o passar dos tempos e que, de alguma forma, todos tinham ancestrais em comum. Também dessa época é o Fixismo, lei que prega a permanência de duração e nenhuma transformação das espécies.
Depois, Lamarck e sua lei de uso e desuso. Basicamente, Lamarck cria que poderíamos condicionar qualquer característica nossa e então passá-la para nossos descendentes. O maior exemplo já dado no mundo de sua teoria é o pescoço da girafa, que, segundo sua teoria, foi-se esticando para que ela pudesse alcançar os topos das árvores para comer as folhas. E, gerando descendentes, estes nasceriam com a característica do pescoço comprido. Bem, hoje ela não é aceita, a menos que para fins didáticos e como forma de te eliminar do exame de Vestibular. E, com toda a razão... imagine só se essa lei fosse válida, como seria o filho do Léo Stronda?
Com o sangue de cientista correndo em suas veias, Charles Darwin buscou explicar como funcionava a evolução. Em sua empreitada pelo mundo, escreveu uma Bíblia de anotações sobre as espécies e seu modo de vida. Sua teoria baseia-se na ideia de, por um acaso, um indivíduo nasceu de tal forma, e, a partir das características do meio em que vive, fora selecionado. Isto é o que chamamos de “a sobrevivência do mais apto”. Um dos exemplos disso são as mariposas coloridas e as cinzentas: estas, viventes na cidade, e aquelas, no campo. Pode-se dizer que o ambiente urbano selecionou as mariposas cinzentas? Sim, pois após tempos de estudos constatou-se que isso acontecera pela coloração da cidade, a qual era propícia para sua camuflagem contra predadores, expondo a mariposa colorida. No fim das contas, o ambiente cinzento selecionou as mariposas, tal como elas ficam em evidência em ambientes coloridos e são amplamente predadas. Fim das contas: mariposas cinzentas onde é cinzento e mariposas coloridas onde é colorido! Há também a questão das superbactérias, mas isso é um outro exemplo de uma mesma coisa, então fica para outro dia...
Mas se Darwin estava acertando tanto, por que é que sua teoria ficou defasada? É simples, pelo fato de ele não ter conseguido explicar a origem e a transmissão das variações. Somente no século XX que tudo ficou esclarecido, com a ascensão da genética. Ah, se ele tivesse tido uma conversa com o Mendel, provavelmente ele ainda seria um mito! Mas diga, como ficou conhecida essa nova teoria da evolução? Neodarwinismo! Por quê? Oras, pelo simples fato de a mudança ter sido apenas a introdução do conceito de genética, e, principalmente pelo fato de “Darwinismo” ser um termo imponente já aceito pela sociedade (o mesmo com o caso do modelo atômico de Rutherford-Bohr).

IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA!!! Para guardar facilmente e não fazer feio na hora de diferenciar as teorias Lamarckistas e Darwinistas, lembre-se sempre da seguinte frase que remete a Lamarck e Darwin, respectivamente: “o gafanhoto é verde porque está na grama; o gafanhoto está na grama porque é verde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário